O Jovem Aprendiz SENAC representa a combinação de duas importantes iniciativas futuras a juventude brasileira.
No Jovem Aprendiz, os funcionários contratados receberão benefícios como a combinação de estudo e desenvolvimento profissional.
Além disso, o plano Jovem Aprendiz é baseado na Lei do Aprendiz, que se aplica em todo o país.
Nesse caso, empresas de médio e grande porte com mais de 5 funcionários devem contratar entre 5% e 15% dos funcionários aprendizes.
Dessa forma, legaliza o trabalho de menores, incentiva a contratação neste formulário e auxilia o desenvolvimento profissional desses candidatos.
Porque o primeiro emprego pode ser difícil para muitos adolescentes.
Confira também: Jovem Aprendiz Carrefour – Saiba mais!
O que é a lei de aprendizagem?
A Lei de Aprendizagem visa promover a integração social e profissional e oferece especialização técnica e profissional a jovens de 14 a 24 anos.
Desde que estudam ou se formam no ensino médio ou médio, previsto em lei.
Aos candidatados, pré-requisitos como idade e nível de escolaridade podem ser relaxados (artigos 428, parágrafos 5 e 6 da Lei do Trabalho e artigo 433 da Lei do Trabalho Combinado).
De acordo com o percentual exigido em lei, uma instituição de qualquer natureza deve empregar pelo menos sete funcionários aprendizes.
O Programa de Aprendizagem Empresarial do SENAC oferece treinamento profissional aos optantes, também fornece treinamento em benefício da empresa.
Além de adquirir conhecimento, o Jovem Aprendiz do SENAC está preparado para trabalhar.
O Programa de Aprendizagem Empresarial do SENAC não apenas oferece treinamento profissional.
Mas também fornece às empresas força de trabalho qualificada treinando cidadãos responsáveis em benefício da empresa.
Além de adquirir conhecimento, o jovem aprendiz do SENAC estará preparado para trabalhar.
As empresas que cumprem a lei devem contratar baseado no número de funcionários.
Sobretudo, fornecendo os benefícios da tributação legal e fornecer supervisão teórica, o jovem aprendiz combina prática e teoria.
O SENAC é uma organização privada sem fins lucrativos focada no comércio de bens, serviços e turismo.
A agência está localizada em mais de 2.200 municípios e sua infraestrutura pode treinar milhares de profissionais a cada ano.
Responsável em fornecer cursos básicos, oficinas e palestras, até programas técnicos, de graduação e pós-graduação.
O SENAC possui planos de benefícios e remuneração. Um deles é o Programa SENAC 2020 de Aprendizagem da Juventude, que oferece preparação aos aprendizes de empresas pertencentes à agência.
Veja também:Menor Aprendiz Pachá Alimentos
Requisitos das Vagas Jovem Aprendiz SENAC
Quando a empresa contrata um Jovem Aprendiz, o empregador registra os próprios funcionários como SENAC. Ao fazer isso, a organização e escola devem concordar entre eles.
Geralmente, a escolha de quem pode se inscrever no Programa SENAC 2020 de Aprendizagem da Juventude é baseada em:
- Jovens entre 14 e 24 anos;
- Estudantes do ensino médio;
- Pessoas que concluíram o ensino médio.
Quantidade de vagas Jovem Aprendiz
O programa de aprendizagem do SENAC integra adolescentes ao mundo do trabalho por meio da educação e foco na responsabilidade social.
O programa é gratuito a colaboradores do SENAC, parte importante da operação do PSG em todo o país está alinhado a Lei do Aprendiz 10.097/00.
Foi criado principalmente minimizando um dos principais obstáculos à conquista de um emprego, a inexperiência. Porque as empresas geralmente priorizam profissionais experientes.
O curso SENAC oferece três opções de estudos ao Jovem Aprendiz, estudos profissionais em bens, serviços e comércio turístico e aprendizagem de Tecnologia da Informação.
O artigo 11 do Regulamento nº 634/2018, diz que antes de transferir a aprendizagem para a prática profissional da empresa.
Uma hora inicial de 10% da carga teórica pode ser prevista em unidades do SENAC durante o contrato. Aliás, aqui podemos listar alguns pontos fortes de sua empresa:
- Conhecer pais e responsáveis orientando a operação do programa e o desenvolvimento de aprendizes;
- Oficinas de mentores viabilizando a implementação do programa, trocar experiências e acompanhar o desenvolvimento de aprendizes;
- A possibilidade de um curso exclusivo da empresa;
- Os jovens estão dispostos a trabalhar juntos, encontrando soluções e resolvendo problemas;
- Aprendizagem flexível em diferentes áreas da empresa.
Faça a inscrição no programa
Quem deseja se inscrever no Programa Jovem Aprendiz deve se inscrever na vaga oferecida na instituição parceira dessa instituição educacional.
O próprio empregador direciona o funcionário ao SENAC e permiti que ele receba treinamento financiado pelo contratado. Algumas das empresas participantes do programa são:
- Banco do Brasil;
- Coca-Cola;
- Mc Donald’s;
- Nestlé;
- Extra;
- Carrefour;
- Vivo;
- Correios;
- Petrobrás.
No entanto se você já é funcionário desta empresa, saiba se inscrever como aprendiz. As empresas mencionadas acima são grandes, mas outros empregadores também estão envolvidos no projeto.
As instruções são encontrar o departamento SENAC em sua área e solicitar uma lista de empresas parceiras e prestar atenção ao processo de seleção do Jovem Aprendiz.
O salário médio de um jovem aprendiz é de R$ 714,00 ao mês. Contudo, essa estimativa é baseada em 6 salários dos funcionários do SENAC.
Benefício Jovem Aprendiz
O maior benefício do jovem aprendiz, sobretudo, é a possibilidade de especialização totalmente gratuito. O nível de educação a ser aplicado depende da organização.
No entanto, geralmente são oferecidos cursos técnicos.
Dessa forma, o aprendiz combina seu desempenho profissional e a formação acadêmica.
Entretanto, por lei as empresas também devem garantir outros benefícios, por exemplo:
- Salário;
- FGTS;
- Férias;
- Vale transporte;
- Auxílio alimentação;
- Carga horário de trabalho: de 4 a 6 horas diárias.
O trabalho diário da empresa não deve interferir na educação dos candidatos. Por fim, fique atento as oportunidades do Jovem Aprendiz SENAC.
Outras oportunidades: Menor Aprendiz Idwall Verificação de Documentos