Menor Aprendiz Petrobras tem como objetivo a promoção da inclusão social através da qualificação profissional.
Embasado na lei 10.097/2000, o programa disponibiliza uma formação completa, composta por algumas etapas:
- Capacitação básica, ao longo de quatro meses, através de instituições de ensino parceiras e conveniadas, passando por temas como cidadania, identidade e história da Petrobras, além de outros conhecimentos relacionados à mesma;
- Capacitação profissional, com duração total de nove meses, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);
- Aprendizagem no cotidiano da Petrobras, com duração total de nove meses, sendo acompanhado de perto por um profissional.
Menor Aprendiz Petrobras: Quanto tempo dura?
O programa Menor Aprendiz Petrobras dura dois anos no total. Entidades sociais parceiras providenciam a assinatura da carteira profissional do aprendiz, que terá direito a um salário mínimo vigente como pagamento além dos direitos trabalhistas garantidos constitucionalmente, como férias, décimo terceiro salário, FGTS e benefícios como auxílio alimentação e transporte.
Aproveite e confira as oportunidades no Menor Aprendiz Correios.
As entidades proporcionam ao participante do programa Menor Aprendiz Petrobras, além da parte trabalhista já citada, também a orientação, supervisão, gestão, docência e toda a assistência responsável que o programa necessita.
A vivência no cotidiano profissional da empresa pelos jovens tem a orientação de profissionais capacitados responsáveis pelas unidades da Petrobras dos locais em que as vagas são disponibilizadas.
Alguns requisitos devem ser preenchidos para que o jovem possa se inscrever às vagas do programa Menor Aprendiz Petrobras:
- Encontrar-se em situação de carência social (detectado a partir da renda familiar e através do Cadastro Único do Governo Federal);
- Estar na faixa etária entre 15 e 21 anos e 11 meses (para se inscrever às vagas das áreas administrativas);
- Estar na faixa etária entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para se inscrever às vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa);
- Estar matriculado e frequentando regularmente o sistema de ensino regular;
- Ter residência nos arredores das unidades da Petrobras.
Seleções regionais para o Menor Aprendiz Petrobras
O programa Menor Aprendiz Petrobrás não tem uma data única nacional para início do programa, ou seja, cada unidade realiza independentemente seu processo seletivo, em data que lhe é mais conveniente.
Como o programa Menor Aprendiz Petrobrás tem duração de dois anos, somente a cada dois anos é que tem início novo processo seletivo para o programa, com as comissões organizadoras e as entidades se organizando para o início dos trabalhos para as novas inscrições.
Assim como as datas, que são decididas localmente pelos comitês organizadores dos processos seletivos, as normas a serem publicadas nos editais e cada procedimento a ser utilizado nos processos seletivos para os recrutamentos são de total responsabilidades das comissões organizadoras de cada unidade, tornando-as responsáveis pelas práticas. Espalhados a nível de país, eles têm total autonomia para a execução dos processos seletivos locais do programa Menor Aprendiz Petrobrás.
Confira as últimas vagas do Menor Aprendiz lançadas nas diversas empresas brasileiras!